Rede Criança

O que é?

A Rede Criança Prudente é uma ação articulada entre todos os setores da Sociedade Civil e Poder Público comprometidos com a causa da Criança e do Adolescente no Município de Presidente Prudente. Embasados no Estatuto da Criança e do Adolescente e através desta integração, as organizações formam um sistema de atenção à infância e juventude de forma organizada e responsável, onde o foco principal é a proteção integral de demandas em situação de exclusão e risco social.a Criança e do Adolescente e através desta integração, as organizações formam um sistema de atenção à infância e juventude de forma organizada e responsável, onde o foco principal é a proteção integral de demandas em situação de exclusão e risco social.

Como se formou?

A Rede Criança Prudente começou a ser implantada no ano de 2000, com o objetivo principal de consolidar e expandir as ações de atendimento as crianças e adolescente em situação de risco social no município de Presidente Prudente. Historicamente, as organizações vêm desenvolvendo seu trabalho de forma responsável e comprometida, porém a ausência de articulação entre os diversos serviços pode significar ausência de mobilização e conseqüentemente a fragilidade provocada pelo trabalho fragmentado. A Rede surgiu então, da necessidade de se promover à complementaridade e melhoria dos serviços prestados em benefício de Crianças e Adolescentes de Presidente Prudente. Como um grande desafio, este projeto articulado e integrado esta sendo construído de forma participativa. O processo de construção exige mudanças na forma de gestão. As decisões devem ser tomadas com a participação de todos: Poder Público, Sociedade Civil Organizada, Conselhos Municipais e Usuários. Nesta caminhada, a Rede Criança Prudente vai se fortalecendo. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social é a responsável pela sua efetivação. Para que isso fosse possível um financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES foi firmado. Sendo 80% dos recursos destinados a esta ação provenientes do BNDES e 20% da Prefeitura Municipal.

Objetivos

Busca da ação coletiva, como forma de organização e integração de serviços, programas e projetos de atenção a criança e ao adolescente tanto do poder Público como da Sociedade Civil Organizada no município de Presidente Prudente.

Missão

Consolidar e expandir as ações de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco social no município de Presidente Prudente, fortalecendo a atuação dos órgãos gestores da política de atendimento e consolidando a Rede de Atenção a Crianças e Adolescentes do município.