Sociedade Civil Lar dos Meninos

Fone: (18) 3906 2680

Sociedade Civil Lar dos Meninos

História

O INÍCIO

A Sociedade Civil Lar dos Meninos foi fundada em 14 de fevereiro de 1957. É uma Entidade Beneficente de Assistência Social cuja finalidade é o desenvolvimento de Programas e Projetos que visem o atendimento de crianças e adolescentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.



O PROGRAMA DE ABRIGO

Para concretizar e alcançar os seus objetivos, o LAR DOS MENINOS desenvolveu ao longo de sua existência um Programa de Abrigo. Segundo o artigo 92 e 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o abrigo em entidade social é uma das medidas de proteção legalmente previstas, cuja natureza deve ser considerada provisória e excepcional, sujeita a constante avaliação e utilizável como forma de transição para o retorno da criança e do adolescente para a sua família de origem ou colocação em família substituta.



A NOVA SEDE

Em 1990, o LAR DOS MENINOS transferiu-se para uma nova sede, onde foram implantadas pequenas casas abrigo, que vieram substituir o atendimento massificado, até então realizado, por uma atenção personalizada, individualizando-se as necessidades de cada criança ou adolescente. Nessas casas, passaram a viver em pequenos grupos. São crianças de ambos os sexos, sempre acompanhadas por uma mãe social. Em 1993, o LAR DOS MENINOS mudou a sua finalidade estatutária estendendo o atendimento às famílias, entendendo que o trabalho com os abrigados, só teria o retorno necessário mediante a sistematização de atendimento ao grupo familiar.



O PROJETO ACONCHEGO

Também em 1993, iniciou o Projeto Aconchego de Guarda Familiar, que inicialmente teve como objetivo suprir a falta de vagas existente na instituição. No entanto, no decorrer da operacionalização do projeto, entendemos como sendo uma nova modalidade de atendimento para as crianças em situação de abandono, que não fosse a via institucional. Tornou-se, desta forma, uma proposta de alternativa à convivência familiar, esvaziando-se a instituição, entretanto abrindo espaços para novas propostas. Diante desta realidade, as casas lares construídas para tal fim, ficaram ociosas motivando, em 1998, a implantação de um Centro de Educação Infantil, atividade esta que veio a ser ampliada em 2.001, com a inauguração de uma segunda unidade. Ainda em 1993, ampliou a sua área de atuação com a implantação do Centro de Apoio à Família, espaço dedicado ao atendimento do grupo familiar em seus múltiplos aspectos. Anexo a este espaço, foi implantado o Projeto " Criança é Vida" para crianças e adolescentes, em horários alternados ao período escolar.



A REALIDADE HOJE

Atualmente, o LAR DOS MENINOS é uma entidade de múltiplas ações, com mais de 500 atendimentos mensais, nos projetos de abrigo, guarda familiar, educação infantil e complementação escolar, que muito tem contribuído para a formação e proteção das crianças e adolescentes, enquanto sujeito de direitos.



Entendemos que o grande motivador das mudanças e ampliações aqui descritas, foi o Estatuto da Criança e do Adolescente, que dentre tantos destaca o princípio da criança como ser, em condição especial de desenvolvimento e essa responsabilidade é de todos, pois "...a criança é um princípio sem fim e o seu fim é o fim de todos nós." (Betinho)



Visite o Lar dos Meninos. Teremos satisfação em receber você!
Conheça mais sobre nosso trabalho. Acesse www.lardosmeninos.org.br

Missão

O LAR DOS MENINOS, tem como missão atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, promovendo a sua proteção, com direito a vida, ao exercício da cidadania em condições de liberdade e dignidade, e assim contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e voltada para a paz.

Objetivo

Desenvolver projetos e programas que contribuam para a efetivação das políticas sociais de atenção a criança e adolescentes e suas famílias.