Rede Criança

Ação Social Educacional Creche Walter Figueiredo

Fone: (18) 3223-5262

Ação Social Educacional Creche Walter Figueiredo

História

A Creche Walter Figueiredo teve sua pedra fundamental lançada em 21/06/1966, pelo ENTÃO Bispo DOM JOSÉ DE AQUINO PEREIRA .


Em 13/05/1972 houve a inauguração oficial por Dom José Gonçalves da Costa, com a presença das Irmãs Beneditinas, Irmãs Franciscanas e a Comunidade principalmente com a presença da Senhora Delfina Santos Figueiredo, PATRONESSE desta entidade.


Foi através desta senhora que se foi adquirido um grande terreno e junto às irmãs beneditinas, idealizaram a obra que abrigaria as crianças de mães que necessitavam trabalhar fora de seus lares para dar uma vida melhor aos seus pequeninos.


Mais tarde com a impossibilidade das irmãs beneditinas continuarem a obra social, o então bispo de Presidente Prudente Dom José Gonçalves da Costa, solicitou as Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus para que assumissem a direção da Creche.


Essa obra social levou o nome de Walter Figueiredo, em homenagem ao filho falecido da Senhora Delfina Santos Figueiredo, doadora do terreno, madrinha e benfeitora da obra como já citamos acima.


De acordo com o previsto na atual constituição Federal, a educação infantil é OBRIGATÓRIA, ou seja, as famílias podem ou não utilizá-la, mas é um direito da criança a que o Estado esta obrigado. O atendimento e o reconhecimento desse direito pelo estado pode ser traduzido numa maior CONSCIÊNCIA social sobre o significado da INFÂNCIA e sobre a IMPORTÂNCIA da educação nos primeiros anos de vida.


Como primeira etapa da EDUCAÇÃO básica, a educação infantil destina-se a crianças de zero a seis anos de vida, devendo ser oferecida nas creches e pré-escolas. A divisão entre a creche e a pré-escola, deve OBEDECER exclusivamente a critérios de faixa etária (Creche de zero a TRÊS anos // Pré-escola quatro a seis anos) (é escola quatro a seis anos).


Essa obra social recebeu o nome do filho da patronesse Walter Figueiredo, homenageando o filho, assim D. Delfina, foi a doadora do terreno e madrinha benfeitora da obra até hoje está em funcionamento e sob a coordenação das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus.


Missão

Possibilitar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança e também seu bem estar, envolvendo a comunidade e a família e oportunizando seu crescimento para uma vida digna na sociedade.

Objetivo

* Estabelecer e ampliar cada vez as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.



* Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.



* Estabelecer níveis afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.



* Atender as necessidades de proteção, segurança, bem estar, saúde, etc.



* Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais a sua capacidade expressiva.